O MERCADO

China aposta no mercado metroferroviário brasileiro

Presença massiva entre os expositores, as empresas chinesas reproduziram na NT Expo o que pode ser constatado no mercado brasileiro como um todo: é cada vez mais intensa e concreta a presença de investimento chinês na infraestrutura brasileira. Com mais de 15 empresas entre os expositores, a China é o país com maior representatividade na edição 2017 da NT Expo.

“O Brasil é um mercado grande e muito interessante para nós. Participamos em projetos nos sistemas metroviários em São Paulo e no Rio de Janeiro e queremos mais”, disse o diretor de vendas da Kangni, Jie Yang. A empresa detém quase metade do mercado chinês como fornecedor de sistemas de controle de portas para vagões, acessórios e soluções de acabamento interno, mecanismos para controle de plataformas, entre outras soluções para o setor de transporte sobre trilhos.

Outro executivo chinês presente na feira, Liu Ming, diretor presidente para a América Latina da gigante CRRC Corporation Limited, afirma que o mercado brasileiro merece atenção especial. “Temos uma base aqui em São Paulo porque entendemos que este é um mercado que precisa ser conhecido em profundidade. Agora, já compreendemos como é a cultura de negócios aqui”.

O executivo confirma com entusiasmo que o mercado local apresenta agora uma forte demanda por serviços e equipamentos para manutenção e reparos. “É uma grande oportunidade de negócios. Para nós, é sempre interessante e obviamente rentável concretizar negócios de manutenção, pois são contratos de médio e longo prazos”, avaliou Ming, que acrescenta: “a NT Expo é uma oportunidade importante de estreitar o relacionamento com os potenciais parceiros de negócios”.

Outra empresa chinesa que investe na NT Expo para ampliar a participação comercial no país é o KTK Group, uma das principais companhias chinesas do segmento de equipamentos e sistemas para controle de portas e soluções de interiores. “Estamos ansiosos por ter uma participação mais expressiva no mercado brasileiro, mas o ritmo aqui é muito diferente do que experimentamos na China. Lá, os negócios são fechados e concretizados rapidamente, sem tanta burocracia. O governo chinês é mais ágil. Neste aspecto é um pouco frustrante, mas isso não nos desencoraja”, reclama o diretor de vendas da empresa, Hongbin Wang.

Além de manutenção e reparos, empresas chinesas de tecnologia e sistemas estão presentes na NT Expo 2017. “Participamos pela primeira vez da feira porque queremos aumentar o volume de negócios com o Brasil”, explica a gerente comercial da New United Trail Transit Technology, Yan Lihua. A empresa trouxe para a feira a tecnologia dos seus sistemas de propulsão e dirigibilidade, de ar condicionado para vagões, entre outras soluções para o modal metroferroviário. “Temos muito interesse em projetos de parceira público-privada no setor e esta feira nos ajuda a estar mais próximos de possíveis parceiros comerciais. Recebemos várias propostas de empresas interessadas em nos representar aqui no Brasil”, revela.

Questionado sobre os impactos da presença chinesa no mercado brasileiro, o diretor executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos), João Gouveia, comentou durante o segundo dia da NT Expo que o interesse dos asiáticos no mercado metroferroviário brasileiro é algo que pode proporcionar muitos benefícios ao país. “As empresas asiáticas têm uma oportunidade ímpar de crescimento no mercado nacional, já que muitas cidades importantes do país não possuem infraestrutura suficiente para atender toda a demanda existente, tanto de passageiros quanto de cargas, locais em que podem investir com mais afinco. No entanto, os verdadeiros resultados desta aposta dos asiáticos no Brasil devem começar a surgir em até cinco anos”, complementa.

 Fonte: Conteúdo Empresarial

ubm white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.

Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferece oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições. .

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida