“informa

SOBRE EL MERCADO (2)

Em Minas, patrimônio. No Espírito Santo, garantia de mais uma ferrovia

O setor ferroviário tem sido pauta constante do novo governo Bolsonaro. Nas primeiras semanas de janeiro, o Diário Oficial publicou a sanção da Lei 23.230, que prevê que ferrovias e estações de trem em Minas Gerais, em uso ou não, estarão protegidas. Elas, a partir de agora, serão consideradas de relevante interesse cultural para o estado.

Além de valorizar o aspecto cultural, a ideia é dificultar a eliminação de trechos. E a medida se estende, inclusive, a bem móveis e imóveis, como prédios de estações e vilas ferroviárias, rotatórias, viadutos, pontes, sinalizações, locomotivas e vagões. Ainda devem acontecer audiências públicas e a atuação concomitante à lei está condicionada, ainda, à aprovação dos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural e demais órgãos competentes.

Nova linha - Para o vizinho Espírito Santo, o novo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já assumiu o compromisso com o governador capixaba para garantir a construção de uma ferrovia que ligará Cariacica a Anchieta. A construção vai representar o início da ferrovia Vitória - Rio de Janeiro (EF - 118), uma reivindicação antiga do governo estadual.

Newsletter

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Search