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NOTÍCIAS DO SETOR

Tarcísio fala em urgência na edição de MP que destrave ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o avanço do regime de autorização de ferrovias em leis estaduais torna mais urgente a necessidade de o governo editar uma MP (Medida Provisória)...

 

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Investimentos ampliam carga transportada por trens

Uma "revolução ferroviária em curso" pode resumir o primeiro semestre do setor, marcado pelos avanços estruturais na ampliação da malha nacional e também pelo aumento do volume de cargas transportado... 

 

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Infraestrutura confirma que avalia MP para destravar novo regime de ferrovias

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou nesta sexta-feira que o governo avalia a possibilidade de editar uma medida provisória para destravar o novo regime de operação de ferrovias no...

 

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Governo lança edital para construção da primeira ferrovia estadual de MT com investimento de R$ 12 bilhões

O governador Mauro Mendes (DEM) lançou o edital do chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso...

 

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Fiol tem dois trechos qualificados para investimento

Um decreto publicado no Diário Oficial da União qualifica mais dois trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)... 

 

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Com leilão previsto para o fim do ano, Ferrogrão deve baratear fretes

Depois da inauguração do trecho entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP) da ferrovia Norte-Sul, em março, e do leilão bem-sucedido em abril do trecho 1 da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol)....

 

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Tarcísio de Freitas afirma que há interessados na Ferrogrão

O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que, mesmo com a extensão da malha norte da Rumo no Mato Grosso, para integrar sua malha federal que vai até o porto de Santos... 

 

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500ª locomotiva de corrente alternada fabricada no Brasil é entregue

Foi entregue oficialmente a 500ª locomotiva de corrente alternada (AC44), produzida no Brasil pela fábrica da empresa Wabtec Corporation, em Contagem (MG). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas... 

 

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Nova Ferroeste será o segundo maior corredor de transporte de grãos do país

De acordo com o novo projeto que visa a melhoria e a ampliação do transporte ferroviário do Paraná, o desenvolvimento do oeste do estado passará pelos trilhos da Nova Ferroeste. Isso porque...

 

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ARTIGOS NT EXPO

O transporte ferroviário segue como uma força motriz para a logística brasileira. Victor Mellao, diretor de mercado internacional da Virgo Eletrics, afirma que as ferrovias do nosso país têm cerca de 30 mil km de extensão, e 15% da produção de carga nacional é transportada nessa modalidade, segundo dados da ANTF- Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.  

A importância das ferrovias para as atividades logísticas brasileiras é evidente. Porém, novos investimentos são necessários para que o cenário seja ainda mais positivo. A seguir, apresentaremos um panorama sobre a situação atual em nosso país.

 

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O agronegócio é um dos setores mais competitivos da economia nacional, sendo um dos grandes responsáveis pelo Brasil ter relevância no mercado global. Nesse contexto, o transporte ferroviário é um fator determinante para tamanho sucesso.  

Conversamos sobre esse assunto com o advogado Tulio Zucca, sócio fundador do escritório Zucca & Rosa Advogados e especialista em Direito Agrário e do Agronegócio. Ele trouxe informações e reflexões bastante pertinentes sobre o assunto. Confira! 

 

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Entre incontáveis desafios e expectativas, os investimentos no setor ferroviário sempre foram pauta nacional entre os governos do país. No entanto, na prática, diversas propostas jamais saíram do papel e, ainda hoje, encaramos um cenário engessado de pouca expansão da malha nos últimos anos, os mesmos gargalos históricos e uma ausência na integração desta rede a nível nacional.

Apesar disso, novos planos anunciados recentemente, como leilões, licitações e projetos de lei, parecem criar outras perspectivas para o setor e, talvez, acelerar o tão sonhado processo de expansão da malha ferroviária no país.

Mas para entender melhor esse complexo cenário nacional e conseguir vislumbrar mudanças significativas em um horizonte próximo, nós buscamos informações e dicas diretamente com a assessoria da CNT (Confederação Nacional de Transporte). Vamos conferir?

 

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Na busca de fomentar mais investimentos para o setor e, consequentemente, expandir a malha ferroviária no Brasil, o Marco Legal das Ferrovias tem sido considerado um dos projetos de lei mais promissores de toda a história do país.

Afinal, o novo marco regulatório tem por objetivo organizar melhor as regras do setor ferroviário brasileiro e flexibilizar outros formatos para atração de investimentos e desenvolvimento privado no modal.

Mas para entender melhor, na prática, como o Marco Legal das Ferrovias deve funcionar e quais seus impactos reais no setor, quem nos ajuda hoje é a Rosinda Ângela da Silva, professora do curso de logística na Uninter.

 

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Vista como uma das principais promessas de desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil, a Nova Ferroeste, projeto de quase 1.300 Km de extensão entre o Mato  Grosso e o Paraná, deve dar origem a um importantíssimo corredor de exportação no país nos próximos anos.

Com um dos intuitos de reduzir o chamado “Custo Brasil”, a Nova Ferroeste carrega um investimento bilionário por trás de seus projetos e promete mudar
consideravelmente a estratégia da logística brasileira, em especial, trazendo uma nova participação do modal ferroviário no cenário nacional.

Para conhecermos melhor sobre a Nova Ferroeste e os principais impactos previstos na economia e logística do país, a Professora Rosinda Ângela da Silva, do Curso de Logística da Uninter, compartilha sua visão e opinião sobre o tema.

Vamos conferir?

 

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WHITE PAPER:

MODERNIZAÇÃO DAS FERROVIAS E OS DESAFIOS DO BRASIL PARA O SEGMENTO

Um recente levantamento do Ministério da Infraestrutura aponta que o setor ferroviário responde atualmente por cerca 15% da distribuição logística brasileira, sendo este o segundo principal modal do País, atrás apenas do transporte ferroviário, que responde por 65% da distribuição nacional.

Apesar da importante porcentagem, o segmento ainda enfrenta desafios de crescimento. Em 2020, o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, apresentou planos de incentivo para o setor a té 2050.

Para falar sobre a modernização das ferrovias brasileiras e alguns de seus principais desafios, conversamos com dois especialistas na área. São eles:

  • Gilson Gonçalves De Matos, Superintendente de Transporte Ferroviário - SUFER da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Victor Hugo Figueiredo, Consultor da BMJ Consultores Associados.

 

Faça o download do material para saber mais sobre a modernização das ferrovias brasileiras e ler a opinião dos entrevistados sobre o tema!

 

Este material exclusivo foi desenvolvido em parceria com a Intermodal.