5 - 7 de outubro de 2021

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NT EXPO - Negócios nos Trilhos é o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina

NOTÍCIAS E CONTEÚDOS - NT EXPO

Bem vindo(a) a página de notícias e conteúdos do NT Expo! O principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina.

Aqui você conhece as inovações do setor, acompanha tendências, fica por dentro das novidades do mercado, além de se conectar 365 dias por ano.

NOTÍCIAS DO SETOR

Nova legislação para ferrovias busca atrair investimentos privados para o setor

O novo Marco Legal das Ferrovias, previsto na Medida Provisória 1.065/2021 assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no fim de agosto, cria condições para aumentar os investimentos privados...

 

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Tarcísio Freitas diz que governo vai avaliar marco legal das ferrovias

O projeto do Marco Regulatório das Ferrovias, que cria um sistema de licenças para exploração e permite o investimento de empresas privadas no setor ferroviário, vai ser avaliado pelo governo federal...

 

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Novo terminal rodoferroviário em Goiás vai apoiar o transporte de grãos

Programada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, a Ferrovia Norte-Sul (FNS) vai facilitar o escoamento da produção brasileira e baratear custos do transporte de carga, beneficiando produtores...

 

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Governo Federal lança programa para impulsionar a construção de ferrovias

O Ministério da Infraestrutura informou, por meio de um comunicado, que após Medida Provisória que viabiliza o programa Pro Trilhos, do Governo Federal, já recebeu 11 pedidos de autorização para construção de...

 

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Ferrogrão vai alavancar desenvolvimento de Mato Grosso, diz governador

A Ferrogrão é esperada há décadas e ligaria o município de Sinop, em Mato Grosso, até o porto de Miritituba, no Pará. Neste sábado (21.08), haverá uma manifestação em defesa da ferrovia, que contará com...

 

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Rumo abre novo trecho da Norte-Sul em Goiás

A Rumo, empresa de logística do grupo Cosan, inaugurou o trecho considerado mais importante de sua operação na Ferrovia Norte-Sul. Em março deste ano, a empresa já havia iniciado a movimentação na primeira etapa da via, entre Estrela D’Oeste (SP) e São Simão (GO).

 

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Primeira ferrovia estadual de MT irá gerar milhares de empregos, diz Mendes

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), publicou em suas redes sociais nesta semana que, em breve, será dada a ordem de serviço para a construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso...

 

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Edital do TIC será divulgado em dezembro e definido em 2022

Em audiência pública realizada na Prefeitura de Campinas nesta semana, o governo do estado de São Paulo apresentou e detalhou como pretende fazer a concessão do sistema ferroviário que envolve a...

 

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Reforma de ferrovia é aprovada e Trem Rio-Minas deve começar a funcionar em 18 meses

Os ajustes no trecho entre Três Rios/RJ e Sapucaia/RJ, apresentados pela concessionária FCA/VLI, foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicados no Diário Oficial da União com prazo de execução de até 18 meses...

 

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ARTIGOS NT EXPO

O transporte ferroviário segue como uma força motriz para a logística brasileira. Victor Mellao, diretor de mercado internacional da Virgo Eletrics, afirma que as ferrovias do nosso país têm cerca de 30 mil km de extensão, e 15% da produção de carga nacional é transportada nessa modalidade, segundo dados da ANTF- Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.  

A importância das ferrovias para as atividades logísticas brasileiras é evidente. Porém, novos investimentos são necessários para que o cenário seja ainda mais positivo. A seguir, apresentaremos um panorama sobre a situação atual em nosso país.

 

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O agronegócio é um dos setores mais competitivos da economia nacional, sendo um dos grandes responsáveis pelo Brasil ter relevância no mercado global. Nesse contexto, o transporte ferroviário é um fator determinante para tamanho sucesso.  

Conversamos sobre esse assunto com o advogado Tulio Zucca, sócio fundador do escritório Zucca & Rosa Advogados e especialista em Direito Agrário e do Agronegócio. Ele trouxe informações e reflexões bastante pertinentes sobre o assunto. Confira! 

 

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Entre incontáveis desafios e expectativas, os investimentos no setor ferroviário sempre foram pauta nacional entre os governos do país. No entanto, na prática, diversas propostas jamais saíram do papel e, ainda hoje, encaramos um cenário engessado de pouca expansão da malha nos últimos anos, os mesmos gargalos históricos e uma ausência na integração desta rede a nível nacional.

Apesar disso, novos planos anunciados recentemente, como leilões, licitações e projetos de lei, parecem criar outras perspectivas para o setor e, talvez, acelerar o tão sonhado processo de expansão da malha ferroviária no país.

Mas para entender melhor esse complexo cenário nacional e conseguir vislumbrar mudanças significativas em um horizonte próximo, nós buscamos informações e dicas diretamente com a assessoria da CNT (Confederação Nacional de Transporte). Vamos conferir?

 

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Na busca de fomentar mais investimentos para o setor e, consequentemente, expandir a malha ferroviária no Brasil, o Marco Legal das Ferrovias tem sido considerado um dos projetos de lei mais promissores de toda a história do país.

Afinal, o novo marco regulatório tem por objetivo organizar melhor as regras do setor ferroviário brasileiro e flexibilizar outros formatos para atração de investimentos e desenvolvimento privado no modal.

Mas para entender melhor, na prática, como o Marco Legal das Ferrovias deve funcionar e quais seus impactos reais no setor, quem nos ajuda hoje é a Rosinda Ângela da Silva, professora do curso de logística na Uninter.

 

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Vista como uma das principais promessas de desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil, a Nova Ferroeste, projeto de quase 1.300 Km de extensão entre o Mato  Grosso e o Paraná, deve dar origem a um importantíssimo corredor de exportação no país nos próximos anos.

Com um dos intuitos de reduzir o chamado “Custo Brasil”, a Nova Ferroeste carrega um investimento bilionário por trás de seus projetos e promete mudar
consideravelmente a estratégia da logística brasileira, em especial, trazendo uma nova participação do modal ferroviário no cenário nacional.

Para conhecermos melhor sobre a Nova Ferroeste e os principais impactos previstos na economia e logística do país, a Professora Rosinda Ângela da Silva, do Curso de Logística da Uninter, compartilha sua visão e opinião sobre o tema.

Vamos conferir?

 

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WHITE PAPER:

MODERNIZAÇÃO DAS FERROVIAS E OS DESAFIOS DO BRASIL PARA O SEGMENTO

Um recente levantamento do Ministério da Infraestrutura aponta que o setor ferroviário responde atualmente por cerca 15% da distribuição logística brasileira, sendo este o segundo principal modal do País, atrás apenas do transporte ferroviário, que responde por 65% da distribuição nacional.

Apesar da importante porcentagem, o segmento ainda enfrenta desafios de crescimento. Em 2020, o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, apresentou planos de incentivo para o setor a té 2050.

Para falar sobre a modernização das ferrovias brasileiras e alguns de seus principais desafios, conversamos com dois especialistas na área. São eles:

  • Gilson Gonçalves De Matos, Superintendente de Transporte Ferroviário - SUFER da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Victor Hugo Figueiredo, Consultor da BMJ Consultores Associados.

 

Faça o download do material para saber mais sobre a modernização das ferrovias brasileiras e ler a opinião dos entrevistados sobre o tema!

 

Este material exclusivo foi desenvolvido em parceria com a Intermodal.