NT EXPO - Negócios nos Trilhos é o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina

NOTÍCIAS E CONTEÚDOS

Bem vindo(a) a página de notícias e conteúdos do NT Expo!

O principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina.

Aqui você conhece as inovações do setor, acompanha tendências, fica por dentro das novidades do mercado, além de se conectar 365 dias por ano.


NOTÍCIAS DO SETOR

Marfrig estima transportar 42% da sua produção por ferrovias até o fim do ano

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, aposta cada vez mais no modal ferroviário como uma das mais vantajosas.... LEIA MAIS


Cenário do novo PNL eleva a 36% peso da ferrovia na matriz de transportes em 2035

O PNL (Plano Nacional de Logística) 2035, colocado em audiência pública na última terça-feira (30), prevê cenários em que o transporte ferroviário poderá chegar a representar até 35% das cargas transportadas... LEIA MAIS

MG busca fatia de R$ 15 bi para malha ferroviária

O governo de Minas Gerais está em busca de uma fatia de um montante de R$ 15 bilhões da União para garantir investimentos na malha ferroviária do Estado. Os recursos virão da renovação antecipada de concessões da MRS e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)...   LEIA MAIS


Rumo desenha novo modelo de operação no corredor entre Rondonópolis e o Porto de Santos

A Rumo desenhou um novo modelo de operação para o corredor ferroviário do agronegócio brasileiro, entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP). Com capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas... LEIA MAIS

Primeira composição do VLT do Subúrbio de Salvador é apresentada em cerimônia virtual

A primeira composição do VLT do Subúrbio de Salvador finalizada na fábrica da BYD, na China, foi oficialmente apresentada ao governador Rui Costa, por meio de uma transmissão online, na manhã desta quinta-feira (8)... LEIA MAIS


Prefeitura apresenta projeto de trem aéreo entre Viracopos e Campinas

A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial do Município desta última quinta-feira, 1º de abril, edital de chamamento público para que empresas e consórcios apresentem estudos para a implantação de um modal... LEIA MAIS

ARTIGOS NT EXPO

O transporte ferroviário segue como uma força motriz para a logística brasileira. Victor Mellao, diretor de mercado internacional da Virgo Eletrics, afirma que as ferrovias do nosso país têm cerca de 30 mil km de extensão, e 15% da produção de carga nacional é transportada nessa modalidade, segundo dados da ANTF- Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.  

A importância das ferrovias para as atividades logísticas brasileiras é evidente. Porém, novos investimentos são necessários para que o cenário seja ainda mais positivo. A seguir, apresentaremos um panorama sobre a situação atual em nosso país.

 

LEIA MAIS

O agronegócio é um dos setores mais competitivos da economia nacional, sendo um dos grandes responsáveis pelo Brasil ter relevância no mercado global. Nesse contexto, o transporte ferroviário é um fator determinante para tamanho sucesso.  

Conversamos sobre esse assunto com o advogado Tulio Zucca, sócio fundador do escritório Zucca & Rosa Advogados e especialista em Direito Agrário e do Agronegócio. Ele trouxe informações e reflexões bastante pertinentes sobre o assunto. Confira! 

 

LEIA MAIS

Entre incontáveis desafios e expectativas, os investimentos no setor ferroviário sempre foram pauta nacional entre os governos do país. No entanto, na prática, diversas propostas jamais saíram do papel e, ainda hoje, encaramos um cenário engessado de pouca expansão da malha nos últimos anos, os mesmos gargalos históricos e uma ausência na integração desta rede a nível nacional.

Apesar disso, novos planos anunciados recentemente, como leilões, licitações e projetos de lei, parecem criar outras perspectivas para o setor e, talvez, acelerar o tão sonhado processo de expansão da malha ferroviária no país.

Mas para entender melhor esse complexo cenário nacional e conseguir vislumbrar mudanças significativas em um horizonte próximo, nós buscamos informações e dicas diretamente com a assessoria da CNT (Confederação Nacional de Transporte). Vamos conferir?

 

LEIA MAIS

Na busca de fomentar mais investimentos para o setor e, consequentemente, expandir a malha ferroviária no Brasil, o Marco Legal das Ferrovias tem sido considerado um dos projetos de lei mais promissores de toda a história do país.

Afinal, o novo marco regulatório tem por objetivo organizar melhor as regras do setor ferroviário brasileiro e flexibilizar outros formatos para atração de investimentos e desenvolvimento privado no modal.

Mas para entender melhor, na prática, como o Marco Legal das Ferrovias deve funcionar e quais seus impactos reais no setor, quem nos ajuda hoje é a Rosinda Ângela da Silva, professora do curso de logística na Uninter.

 

LEIA MAIS