NT EXPO - Negócios nos Trilhos é o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina

NOTÍCIAS E CONTEÚDOS - NT EXPO

Bem vindo(a) a página de notícias e conteúdos do NT Expo! O principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina.

Aqui você conhece as inovações do setor, acompanha tendências, fica por dentro das novidades do mercado, além de se conectar 365 dias por ano.

NOTÍCIAS DO SETOR

Ligação férrea com Fiol é alternativa para escoar a produção do Norte de Minas

Com o advento da mineração no Norte do Estado, cada vez mais tem se falado sobre os entraves para o escoamento produtivo dos produtos da região. Não fossem o abandono das antigas ferrovias... LEIA MAIS


VLI e Hidrovias do Brasil anunciam parceria com foco na Ferrogrão

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica e do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, e a Hidrovias do Brasil S.A., operador de logística integrada com foco no transporte hidroviário, anunciam parceria para... LEIA MAIS


Ferrovia amplia volume de insumos siderúrgicos transportados em 2020

Apesar das dificuldades que a pandemia provocou na logística do país no ano passado, o transporte de insumos siderúrgicos por ferrovias cresceu no trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), administrada pela VLI... LEIA MAIS

Três grupos farão estudos para implantar modal ferroviário do Centro de Campinas até Viracopos

Duas empresas e uma concessionária foram autorizadas a realizar estudos para implantação de um modal ferroviário para ligar o Centro de Campina... LEIA MAIS


Trem Intercidades São Paulo-Santos pode sair do papel em licitação única

Em entrevista para a mídia especializada em transportes recentemente, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou que existe a intenção do Governo do Estado em licitar o TIC... LEIA MAIS


Ferrogrão pode gerar economia de R$ 19 bilhões no custo do frete, diz secretário do MInfra

Concebida para ligar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Porto de Miritituba (PA), a Ferrogrão deve trazer uma economia de R$ 19 bilhões no valor gasto com frete, afirmou nesta quarta-feira (26)... 

LEIA MAIS

Obras da futura estação João Dias da Linha 9 estão na reta final

A Estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda – ainda – operada pela CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, entrou na reta final das obras. Na semana passada, foram iniciadas a montagem ... LEIA MAIS


EMTU afirma que projeto executivo da 3ª fase do VLT terá início até outubro em São Vicente

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou ao G1, na última semana, que o projeto executivo da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente, no litoral de São Paulo... LEIA MAIS


Nova Ferroeste deve iniciar operações com transporte de 26 milhões de toneladas de carga

A VLI,  companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, abre processo seletivo para preencher 20 vagas para jovens aprendizes de operador de manobra em Belo Horizonte... LEIA MAIS

ARTIGOS NT EXPO

O transporte ferroviário segue como uma força motriz para a logística brasileira. Victor Mellao, diretor de mercado internacional da Virgo Eletrics, afirma que as ferrovias do nosso país têm cerca de 30 mil km de extensão, e 15% da produção de carga nacional é transportada nessa modalidade, segundo dados da ANTF- Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.  

A importância das ferrovias para as atividades logísticas brasileiras é evidente. Porém, novos investimentos são necessários para que o cenário seja ainda mais positivo. A seguir, apresentaremos um panorama sobre a situação atual em nosso país.

 

LEIA MAIS

O agronegócio é um dos setores mais competitivos da economia nacional, sendo um dos grandes responsáveis pelo Brasil ter relevância no mercado global. Nesse contexto, o transporte ferroviário é um fator determinante para tamanho sucesso.  

Conversamos sobre esse assunto com o advogado Tulio Zucca, sócio fundador do escritório Zucca & Rosa Advogados e especialista em Direito Agrário e do Agronegócio. Ele trouxe informações e reflexões bastante pertinentes sobre o assunto. Confira! 

 

LEIA MAIS

Entre incontáveis desafios e expectativas, os investimentos no setor ferroviário sempre foram pauta nacional entre os governos do país. No entanto, na prática, diversas propostas jamais saíram do papel e, ainda hoje, encaramos um cenário engessado de pouca expansão da malha nos últimos anos, os mesmos gargalos históricos e uma ausência na integração desta rede a nível nacional.

Apesar disso, novos planos anunciados recentemente, como leilões, licitações e projetos de lei, parecem criar outras perspectivas para o setor e, talvez, acelerar o tão sonhado processo de expansão da malha ferroviária no país.

Mas para entender melhor esse complexo cenário nacional e conseguir vislumbrar mudanças significativas em um horizonte próximo, nós buscamos informações e dicas diretamente com a assessoria da CNT (Confederação Nacional de Transporte). Vamos conferir?

 

LEIA MAIS

Na busca de fomentar mais investimentos para o setor e, consequentemente, expandir a malha ferroviária no Brasil, o Marco Legal das Ferrovias tem sido considerado um dos projetos de lei mais promissores de toda a história do país.

Afinal, o novo marco regulatório tem por objetivo organizar melhor as regras do setor ferroviário brasileiro e flexibilizar outros formatos para atração de investimentos e desenvolvimento privado no modal.

Mas para entender melhor, na prática, como o Marco Legal das Ferrovias deve funcionar e quais seus impactos reais no setor, quem nos ajuda hoje é a Rosinda Ângela da Silva, professora do curso de logística na Uninter.

 

LEIA MAIS

Vista como uma das principais promessas de desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil, a Nova Ferroeste, projeto de quase 1.300 Km de extensão entre o Mato  Grosso e o Paraná, deve dar origem a um importantíssimo corredor de exportação no país nos próximos anos.

Com um dos intuitos de reduzir o chamado “Custo Brasil”, a Nova Ferroeste carrega um investimento bilionário por trás de seus projetos e promete mudar
consideravelmente a estratégia da logística brasileira, em especial, trazendo uma nova participação do modal ferroviário no cenário nacional.

Para conhecermos melhor sobre a Nova Ferroeste e os principais impactos previstos na economia e logística do país, a Professora Rosinda Ângela da Silva, do Curso de Logística da Uninter, compartilha sua visão e opinião sobre o tema.

Vamos conferir?

 

LEIA MAIS

WHITE PAPER:

MODERNIZAÇÃO DAS FERROVIAS E OS DESAFIOS DO BRASIL PARA O SEGMENTO

Um recente levantamento do Ministério da Infraestrutura aponta que o setor ferroviário responde atualmente por cerca 15% da distribuição logística brasileira, sendo este o segundo principal modal do País, atrás apenas do transporte ferroviário, que responde por 65% da distribuição nacional.

Apesar da importante porcentagem, o segmento ainda enfrenta desafios de crescimento. Em 2020, o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, apresentou planos de incentivo para o setor a té 2050.

Para falar sobre a modernização das ferrovias brasileiras e alguns de seus principais desafios, conversamos com dois especialistas na área. São eles:

  • Gilson Gonçalves De Matos, Superintendente de Transporte Ferroviário - SUFER da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Victor Hugo Figueiredo, Consultor da BMJ Consultores Associados.

 

Faça o download do material para saber mais sobre a modernização das ferrovias brasileiras e ler a opinião dos entrevistados sobre o tema!

 

Este material exclusivo foi desenvolvido em parceria com a Intermodal.