NT EXPO - Negócios nos Trilhos é o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América Latina

EMTU afirma que projeto executivo da 3ª fase do VLT terá início até outubro em São Vicente



 

Terceira fase ligará as áreas Insular e Continental da cidade

 

Fonte: G1 Santos

 

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou ao G1, na última semana, que o projeto executivo da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente, no litoral de São Paulo, terá início até outubro. A etapa ligará as áreas Insular e Continental do município, com 7,5 km de extensão e quatro estações.

Por meio de nota, a EMTU explicou que estão em análise técnica as propostas para contratação do projeto executivo da terceira fase do VLT, entre as estações Barreiros e Samaritá. Duas empresas apresentaram propostas, e o projeto executivo terá início até outubro, consequentemente, a execução das próximas fases.

Após a assinatura do contrato, o prazo de conclusão das obras é de 30 meses, conforme informa o governo estadual. Em relação à segunda fase, a EMTU afirma que deverá estar concluída totalmente no início de 2023, já sendo iniciada a operação no último trimestre de 2022.

As obras da segunda etapa do VLT já foram iniciadas e contemplam o trecho entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos. Essa fase consiste em 8 km de extensão e 14 estações com acessibilidade.

 

3ª fase do VLT 

O Governo do Estado autorizou a licitação da 3ª fase do VLT no dia 24 de novembro de 2020, após reunião entre os secretários estaduais de Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Regional, Alexandre Baldy e Marco Vinholi.

Em dezembro, publicou o edital de licitação para contratar uma empresa especializada para a elaboração dos projetos executivos da 3ª fase de implementação do Veículo Leve sobre Trilhos.

O terceiro trecho do VLT terá 7,5 km de extensão. O projeto levará o equipamento de Barreiros (Área Insular) até o Samaritá (Área Continental), e prevê quatro estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá, além de três subestações de energia e um pátio de manobras.

Com a finalização das obras da 3ª etapa, o VLT contará, no total, com 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos.

O VLT também terá baldeação com os ônibus municipais em ambas as regiões. O projeto ajudará no transporte de cerca de 130 mil moradores da Área Continental de São Vicente

 

Equipe NT Expo - Business on Rails