Fonte: Sistema Brasileiro do Agronegócio
Durante o evento de lançamento da safra 2021/2022 de Mato Grosso do Sul, o governador do estado, Reinaldo Azambuja, e o secretário estadual de infraestrutura, Eduardo Correa Riedel, falaram sobre a importância e as expectativas a respeito das malhas ferroviárias no estado.
“Temos que entender toda nossa logística aqui no Mato Grosso do Sul: tínhamos dois mississippis, o Paraguai e o Paraná, que estavam desativando. Os portos do Paraguai vem para suprir uma nova rota logística, que pode ser abastecida pela ferrovia oeste, antiga noroeste do Brasil, que vem de Bauru (SP) e vai até Corumbá (MS). Esse trecho está na Advocacia-Geral da União (AGU), em processo de análise para relicitar a concessão por um prazo de 30 anos”, disse o secretário.
Segundo Reinaldo Azambuja, a revitalização e construção da nova Ferroeste entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná, que sai de Maracaju (MS) e chega até Paranaguá (PR) - que está na fase final dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) - mudará os eixos logísticos, trazendo competitividade aos produtores do estado na exportação de produtos e importação de insumos.
“A ideia é avançar numa logística de escoamento das riquezas produzidas e da importação dos insumos, com as ferrovias proporcionando maior competitividade aos produtores do estado”, pontuou.
Equipe NT Expo - Business on Rails