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Trem Intercidades São Paulo-Santos pode sair do papel em licitação única



 

Projeto seria integrado com a concessão do TIC de Campinas e incluiria alinha 10-turquesa

 

Fonte: Diário do Transporte

 

Em entrevista para a mídia especializada em transportes recentemente, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou que existe a intenção do Governo do Estado em licitar o TIC (Trem Intercidades) na direção ao litoral paulista nos mesmos moldes do que ligará o centro de São Paulo até Campinas.

Segundo Baldy, a Linha 10-Turquesa seria incluída no edital da Linha 7-Rubi e o TIC, formando desta forma um sistema unificado que levaria os trens até a cidade de Santos através da Serra do Mar.

Caso os estudos a ser realizados apontem a viabilidade do projeto entre Santos e São Paulo, este TIC seria deixado como um gatilho para, em uma fase futura, ser implantado.

Para isso sair do papel será necessário o envolvimento de tratativas com o Governo Federal a respeito de melhorias na infraestrutura do trecho entre Paranapiacaba e o litoral, atualmente operados por trens de carga. O sistema de cremalheira seria um dos a receber intervenções para um melhor desempenho.

Baldy deu como exemplo a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM. Nesse processo ficou a cargo da concessionária efetuar investimentos para levar os trens até a cidade de Sorocaba no interior de São Paulo. Seria algo semelhante a ser aplicado para o TIC do litoral, uma cláusula inserida no contrato a ser celebrado no futuro, deixando a possibilidade das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa serem envolvidas de maneira unificada em uma transferência à iniciativa privada.

“É sim hoje um estudo que está sendo finalizado, uma modelagem que está sendo feita da Linha 7 mais TIC São Paulo-Campinas … e sim, eu solicitei ao BID, à CPTM e a todo o grupo de trabalho que integra o projeto de concessão ou PPP da Linha 7 mais Trem Intercidades São Paulo-Campinas, que avalie a inclusão da Linha 10 com o TIC São Paulo-Santos.

Então, portanto, pode sim ser um projeto único São Paulo-Campinas mais Linha 7, São Paulo-Santos mais Linha 10, sendo então a priorização do projeto São Paulo-Campinas pelo seu amadurecimento e sua discussão já em estágio bem mais avançado e amadurecido que ele esteja e [trecho] São Paulo-Santos sendo um gatilho permitido, assim como nós fizemos com Sorocaba.

Ele vai ocorrer, ele já é um ponto permitido dentro do projeto de concessão da linha 8 e 9 que é uma extensão, onde será sim um investimento realizado pela concessionária da linha 8 e 9 … e assim seria também o projeto do São Paulo-Santos, para que a gente conseguisse dentro de todas as pactuações que são necessárias nessa tratativa com o Governo Federal de descida de cremalheira, de melhorias onde o investimento pudesse ser realizado, para que a gente tivesse tempo hábil dentro desse governo e que a gente conseguisse melhorar ou consolidar investimentos que são importantes para as próprias linhas 7 e 10.

E a resposta mais objetiva que a gente percebe por parte de uma possível complementação ao projeto Linha 7 mais Trem Intercidades São Paulo-Campinas na Linha 10, é da aceitação que tem sido extremamente positiva da resposta dos usuários. Então isso para nós é nosso objetivo.”, disse Alexandre Baldy.

Como já antecipou o Diário do Transporte em maio deste ano, quando então foi apresentado detalhes do BRT ABC, o secretário dos Transportes também tocou no tema do Trem Intercidades, já apontando um direcionamento da gestão de João Doria para este projeto de ligar de certa forma, Santos e Campinas no futuro, sendo a capital paulista o meio de ligação entre as duas localidades, interior e litoral.

 

Equipe NT Expo - Business on Rails