O MERCADO

Qualificação profissional em alta na área industrial

SENAI estima concluir 2016 com aproximadamente 1 milhão de matrículas em cursos de curta e longa duração apenas no estado de São Paulo

Todos os profissionais do mercado de trabalho buscam qualificação profissional constante para se manterem atualizados sobre as últimas novidades disponíveis e para se tornarem cada vez mais completos. De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a expectativa é que o número de matrículas em 2016 atinja a marca de 1 milhão apenas no estado de São Paulo.

Com a indústria metroferroviária não é diferente. Segundo o diretor técnico do SENAI-SP, Ricardo Terra, a instituição é muito procurada por jovens promessas do setor que estão em busca da primeira oportunidade e por profissionais que já possuem experiência mas que procuram por requalificação. “Atendemos, principalmente, interessados em cursos de maquinista, mas também há formações mais transversais, como eletricista, mecânico e soldador, além de cursos vinculados a ar-condicionado, montagem e diversas outras áreas expressivas do processo de manutenção”, afirma.

Outra vertente que o SENAI-SP se destaca é a de atendimentos sob demanda. Terra explica que também há os atendimentos diretos para grandes empresas dessa indústria, como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo. “Elas nos procuram, principalmente, para treinamento e qualificação dos seus respectivos quadros de funcionários. São duas empresas que contribuem conosco, temos uma boa relação com eles e atendemos a formação profissional para ambas, tanto para a operação, quanto para a área de manutenção”, salienta.

Para o especialista, no entanto, mudanças ainda são necessárias. “Na minha opinião, na prática há a necessidade de criarmos mecanismos para valorizar mais algumas ocupações no Brasil e a metroferroviária é uma delas, precisa investir em mais atrativos para os jovens talentos. Até existem algumas iniciativas, mas isso precisa ser feito com mais frequência e em maior quantidade, precisamos sempre perseguir essa meta para que possamos despertar o interesse dos jovens por essas carreiras”, completa.

São temas como esses, assim como muitos outros, que serão debatidos no Fórum de Carreiras da NT Expo 2016, principal ponto de encontro dos profissionais metroferroviários da América do Sul, que ocorre no dia 9 de novembro no Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho, em São Paulo, a partir das 14h30.

Para mais informações sobre a NT Expo - 19ª Negócios nos Trilhos e sobre o credenciamento de visitantes acesse o site - www.ntexpo.com.br

ubm white

 

 

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida