O MERCADO

Trem subterrâneo quer ligar NY a Washington em meia hora

O empresário de tecnologia Elon Musk disse que recebeu aprovação "verbal" para começar a construir um sistema de transporte subterrâneo de alta velocidade conectando Nova York e Washington, que poderia reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades norte-americanas para cerca de meia hora. 

Musk, presidente-executivo da fabricante de carros elétricos Tesla e da SpaceX (foguetes especiais), procura revolucionar o transporte enviando passageiros e cargas em viagens por meio de um sistema interurbano de tudos gigantes de baixa pressão conhecido como "hyperloop". 

O executivo recentemente iniciou um projeto, a Boring Company, para construir túneis de transporte para o sistema, que, segundo ele, seria muito mais rápido que os trens atuais de alta velocidade. 

Em sua conta no Twitter, ele afirmou que "acabou de receber a aprovação verbal do governo para a Boring Company construir um hyperloop subterrâneo". Segundo ele, a estrutura sairia de Nova York e passaria por Filadélfia e Baltimore, antes de chegar a Washington, em 29 minutos. 

O trem Acela de alta velocidade da Amtrak leva cerca de três horas para fazer a viagem entre as duas cidades, se não tiver atrasos. 

Sem esclarecer, Musk também tuitou que o primeiro conjunto de túneis seria para "aliviar o maior congestionamento urbano de Los Angeles", acrescentando que a empresa "provavelmente" construíra um hyperloop de Los Angeles para San Francisco e outro no Texas. 

Ele disse que há "muito trabalho" para ser feito antes da aprovação formal, mas afirmou que estava otimista. 

Sinalizando que os tuítes de Musck podem ser prematuros, o secretário de imprensa do prefeito de Nova York, Bil de Blasio, respondeu no Twitter: "Isso é novidade para a prefeitura". 

Ao viajar em tubos de vácuo com amortecedores magnéticos, os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, tornando-os mais rápidos e mais baratos de operar, de acordo com os seus defensores. 

Fonte: Folha

Search

Mais Lido

    ubm white

     

     

    Newsletter

    entrada invalida
    entrada invalida
    entrada invalida
    e-mail invalido
    Entrada Inválida
    Entrada Inválida
    Entrada Inválida