O MERCADO

PreviousNext

Governo de SP estima encerrar contrato com consórcio da Linha 6-Laranja em até 90 dias

O secretário de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, declarou nesta terça-feira, 14, que o processo de rescisão contratual (conhecido como caducidade) com o consórcio Move São Paulo, que seria responsável pela construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, deve ocorrer entre 60 e 90 dias. A linha – que quando finalizada terá 15 estações ligando Brasilândia a São Joaquim – é conhecida como a “linha das universidades”.

Após esta fase, o governo pretende publicar, ainda neste ano, a data de uma nova audiência pública para a realização de uma PPP (Parceria Público-Privada) e relicitação da obra. Pelissoni não acredita que o cenário eleitoral vá interferir neste processo. “Não acreditamos que nenhum candidato irá abandonar a linha. Nós temos todas as desapropriações realizadas, o projeto pronto, as áreas públicas liberadas e R$ 1,750 bilhão em financiamento do BNDES pronto para retomar a obra”.

Em 2015, a Move São Paulo (formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia) ficou com a missão de construir e operar a Linha 6-Laranja ao custo de R$ 8 bilhões, mas em três anos entregou apenas 15% da obra pronta. As empresas que formam a concessionária não conseguiram mais empréstimos para o financiamento de obras depois que passaram a ser investigadas pela Operação Lava Jato. Em setembro de 2016, a construção da linha precisou ser suspensa.

O consórcio Move São Paulo chegou a apresentar uma proposta de repasse do controle da concessão da Linha 6-Laranja para um grupo formado pela Mitsui, já sócia do negócio, um grupo de investidores japoneses, e duas empresas chinesas do setor ferroviário, a China Railway Capital Co. Ltd. e China Railway First Group Ltd. Mas as negociações fracassaram.

“Temos plena convicção de que toda a culpa pela não realização da obra é do consórcio privado”, concluiu o secretário.

FONTE: Via ANPTrilhos

ubm white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.

Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferece oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições. .

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida