O MERCADO

Concessões ferroviárias em pauta

A discussão em torno das prorrogações antecipadas das concessões ferroviárias ganhou um novo capítulo. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, recentemente, o prolongamento do contrato de concessão da Malha Paulista, ferrovia que liga as cidades de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, ao porto de Santos, por mais 30 anos.

Trata-se do primeiro caso de prorrogação antecipada de uma concessão ferroviária no País. O prazo de exploração da Malha Paulista, sob gestão da Rumo Logística, terminaria em 2028, agora ele se estende até 2058. Em troca, a empresa se compromete a investir R$ 4,7 bilhões na ferrovia pelos próximos seis anos, com os objetivos de trocar todos os trilhos da linha tronco, colocar 100% dos dormentes em aço, duplicar os 110 km que passam pela região de Campinas e expandir todos os pátios onde são feitas as manobras dos trens para 2,5 km de extensão, além de aumentar a oferta anual de transporte de cargas de 30 milhões de toneladas para 75 milhões. Agora, os termos do novo contrato serão avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Além da Rumo, outras quatro concessionárias também querem o alongamento de seus contratos: a Vale SA, que administra a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas; a VLI, responsável pela Ferrovia Centro-Atlântica; e a MRS Logística, que gerencia a Malha Ferroviária Sudeste. O debate sobre isso deve continuar no principal evento dedicado ao mercado metroferroviário da América Latina, o NT Expo - Negócios nos Trilhos, que reunirá as principais operadoras de trens de cargas do País, autoridades, especialistas e empresas do setor no São Paulo Expo em 2019, de 19 a 21 de março.
ubm white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.

Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferece oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições. .

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida