O MERCADO

Viagens a trabalho

shutterstock 348910031

Aproximadamente 9,9 milhões de passageiros utilizam diariamente os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil. Essas viagens de metrô e trem são predominantemente realizadas por motivo de trabalho ou estudo, como mostra uma pesquisa inédita realizada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O levantamento fito pela entidade possibilitou verificar aspectos importantes sobre o perfil dos passageiros do setor metroferroviário. Um deles é que a faixa etária dos usuários dos sistemas está concentrada em até 34 anos. E que são pessoas que utilizam o metrô e trem em três dias ou mais na semana. Outros aspectos interessante é que as mulheres predominam nas linhas de metrô e os homens nos trens metropolitanos.

Apesar os diversos projetos em andamento, a ampliação da rede brasileira de transporte de passageiros sobre trilhos permanece em ritmo lento. Em 2015, os sistemas em operação foram ampliados em 10,4km, número três vezes menos do que o crescimento registrado em 2014, ano que o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Já considerando essa expansão, o Brasil consolida 1.012km em trilhos urbanos, apresentando crescimento próximo a parcos 1%.

A alta capacidade de transporte proporcionada pelos sistemas sobre trilhos, entretanto, permite perceber nitidamente os benefícios dessa modalidade. Uma única linha implantada de metrô, por exemplo, é capaz de transportar até 60 mil passageiros/hora/sentido. Para efeito de comparação, o automóvel e o ônibus têm capacidade de apenas 1,8mil e 6,7mil passageiros/hora/sentido, respectivamente, por faixa de circulação.

A pesquisa sobre o perfil dos passageiros dos sistemas faz parte do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2015/16.

Fonte: UOL

 

Search

Mais Lido

    ubm white

     

     

    Newsletter

    entrada invalida
    entrada invalida
    entrada invalida
    e-mail invalido
    Entrada Inválida
    Entrada Inválida
    Entrada Inválida