O MERCADO

Primeira ferrovia inglesa no Brasil

O Museu do Trem do Recife abriu as portas para o lançamento de um livro sobre a história da primeira ferrovia construída em Pernambuco e segunda implantada no Brasil. A Estrada de Ferro Recife-São Francisco foi inaugurada em 8 de Fevereiro de 1858 e ligava o Forte das Cinco Pontas à Vila do Cabo, atual Cabo de Santos Agostinho.

Projetada para diminuir as distâncias entre o litoral e o Agreste, a Recife and São Francisco Railway deveria chegar até o Rio São Francisco, precisamente às cachoeiras de Paulo Afonso (BA). Mas, depois do trecho inicial de 31,5k m de extensão (Recife-Cabo), a estrada parou em Palmares, município da Zona da Mata, com 125 km, um túnel e estações em Gameleira, Ribeirão, Joaquim Nabuco e Palmares.

"Calcularam mal o orçamento, o dinheiro acabou quando a obra estava em Palmares", diz o historiados Josemir Camilo de Melo, autor do livro "A primeira ferrobia inglesa no Brasil: The Recife - São Francisco Railway", publicado pela Companhia Editoria de Pernambuco (Cepe). Pernambucano radicado em Campina Grande (PB) há 35 anos, ele pesquisou o assunto para a tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Pernambuco em 2000.

Fonte: JC Online

ubm white

 

 

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida