O MERCADO

Indústria ferroviária aguarda definições sobre repactuação das concessões

*Estimativa da Abifer é de que o destravamento dos investimentos previstos com a prorrogação dos contratos aqueça o ritmo de geração de empregos.
*Expectativa é que o primeiro contrato seja assinado ainda este ano.
*Representantes das concessionárias e do setor discutem as diretrizes do mercado em evento realizado em novembro em São Paulo.

A prorrogação dos prazos das concessões com a repactuação dos contratos vigentes das concessionárias ferroviárias de carga é esperada com ansiedade pelo setor. As negociações dos termos da repactuação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começaram em junho de 2015 quando o Programa de Investimentos em Logística (PIL) foi lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff. À época, o governo federal sinalizava uma série de investimentos estimados em R$ 16 bilhões.

As tratativas mais avançadas são com as concessionárias Rumo, VLI e MRS. A decisão deve sair após a definição da medida provisória (MP) que deve estabelecer regras da repactuação dos contratos vigentes e também de audiências públicas a serem realizadas em paralelo. “Nossa expectativa é de que a assinatura da repactuação da Rumo aconteça este ano. Após essa primeira, esperamos que os contratos da VLI e MRS saiam mais rapidamente ainda no primeiro trimestre de 2017”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.

Para Abate, a celeridade no processo é fundamental uma vez que a demora na repactuação dos contratos coloca em risco o ritmo da produção dos fabricantes de vagões e locomotivas e de toda a sua cadeia produtiva em 2017. “Ao conseguir equacionar os contratos junto ao governo, os investimentos previstos das operadoras em melhorias na via permanente, aquisição de material rodante e expansões serão mais imediatos. Para a indústria ferroviária, isso significa uma continuidade no volume de contratos com concessionárias e a manutenção da mão de obra atual”, afirma.

A preocupação com a estabilidade dos volumes produzidos no próximo ano é fundamentada pelos resultados satisfatórios que a indústria ferroviária vem registrando nos últimos anos. Em 2015 foram entregues 4.700 vagões e 129 locomotivas, este último recorde histórico no segmento. Para 2016, a previsão é entregar 4.000 vagões e 100 locomotivas, número que está dentro da média esperada para a década atual, segundo o presidente da Abifer.

Renovação da frota – Além dos investimentos imediatos citados acima e a estabilidade do setor, para o presidente da Abifer a rápida definição em torno das concessionárias pode acarretar também no destravamento de investimentos a curto prazo, especificamente na renovação da frota de vagões e locomotivas com mais de 40 anos, o que geraria um acréscimo de 10% na contratação de mão de obra.

“Nossa estimativa é que com investimentos neste sentido, além de manter os empregos atuais, a indústria que compreende os fabricantes de vagões e locomotivas e a sua cadeia produtiva pode vir a contratar até 2.000 mil trabalhadores”. A indústria ferroviária emprega cerca de 20 mil pessoas diretamente, das quais oito mil estão ligadas à fabricação de vagões e locomotivas.

Este novo cenário que começa a ser construído para o modal ferroviário e seus desdobramentos estarão em pauta na NT Expo - 19ª Negócios nos Trilhos que acontece de 8 a 10 de novembro no Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho, em São Paulo. Para Abate, o encontro tem extrema importância para que indústria possa expor seus produtos, inovações e serviços para o público alvo que vai ao evento ávido em busca de novas soluções e tecnologias. “A NT Expo é um evento tradicional e consagrado, muito esperado pela possibilidade de realização de networking e a troca de experiências e informações durante os congressos”, avalia.

Para mais informações e o credenciamento de visitantes, acesse o site www.ntexpo.com.br

NT Expo - 19ª Negócios nos Trilhos
Data: 8, 9 e 10 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho.
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo.

Sobre a NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos 2016 - http://www.ntexpo.com.br/pt/
Um dos mais exclusivos encontros de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião e os principais players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2015, a NT Expo reuniu cerca de 230 marcas e atraiu por volta de 9.000 profissionais do setor. Em 2016, o evento acontece de 08 a 10 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil - www.ubmbrazil.com.br
A UBM é líder global em mídia de negócios e segunda maior organizadora de eventos no mundo, com expertise reconhecida em promover e incentivar o networking e os negócios entre empresas dos mais diversos segmentos de atuação. Fundada em 1918 e com sede em Londres, está presente em 20 países, nos cinco continentes, com 5.500 funcionários e 160 escritórios, atuando em dezenas de setores que vão da alta tecnologia à moda e ao setor de saúde. No país desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. Conecta profissionais dos diversos segmentos da indústria, tais como Construção Civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Portos, Terminais e Armazéns, Tecnologia e Eletrônica, Indústria Médica e Farmacêutica, Ingredientes Alimentícios, Indústria Metroferroviária e Indústria Naval.
Mais: www.ubmbrazil.com.br

ubm white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Nosso profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que servimos nos permitem criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em nossos eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios.

Nossos mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil atuamos nos setores da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global com pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferece oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições. .

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
e-mail invalido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida